MR. BOW ALVEJOU E MATOU O PRÓPRIO MR. BOW




MR. BOW ALVEJOU E MATOU O PRÓPRIO MR. BOW

▪️A Problemática da Posse de Arma nos Jovens

Por: DeSousa

Não há muita informação relativa ao que instigou o Mr. Bow a fazer uso de arma de fogo para fazer a justiça pelas próprias mãos contra o seu próprio vizinho.

O meu faro diz que aquilo que se conta não é o que aconteceu. Pelo menos no que se refere as reais motivações que levaram até aquele extremo. A minha experiência como Procurador, Advogado, Académico e Analista dizem-me outra coisa. Dizem-me que aquele tiro teve outras motivações muito para além da simples defesa do território (ou quintal). Contudo, tudo o que eu disser pode ser mera especulação e passível de sanções de toda índole. 

O que me motiva a escrever este artigo é um alerta aos jovens. Principalmente os jovens famosos ou falados. Essa mania de querer andar armado. Felizmente Moçambique é um país que permite que qualquer cidadão possa ter acesso ao porte de arma de defesa pessoal. Esta é uma daquelas bênçãos imbuída em maldição. 

Os jovens gostam de andar armados para mostrar poder perante outros. Acham eles que andando armados estão protegidos e podem até fazer uso das mesmas armas para persuadir os demais nos seus desideratos. Como antigo magistrado já andei armado por muito tempo e conheço os malefícios das armas. Já conheci muitos amigos e colegas que se meteram em grandes sarilhos por causa daquele brinquedo. Conheço até juizes que já cumpriram penas de prisão efectiva de muito tempo por causa de um minuto de emoção. 

Não me venham dizer que o Mr. Bow precisa de andar armado para resolver os seus problemas. Ele não é polícia e nem bandido, pelo que sei. Porque só esses é que precisam andar sempre armados, uns pelos melhores motivos e outros pelos piores.

Essa coisa de andar armado nos faz ter uma falsa sensação de poder. Digo falsa porque foi na advocacia que aprendi que para ganharmos poder sobre o adversário não precisamos de arma alguma. 

A nossa melhor arma se encontra mesmo em cima dos nossos olhos. A nossa cabeça. 
A nossa cabeça é a arma mais poderosa que temos. Quem tem cabeça no lugar anda altamente armado. Quem usa a cabeça pode dominar nações mas quem usa “Makarov” pode apenas dominar uma única pessoa num certo momento, mas por sua vez ter que arcar com as consequências definidas pelo Estado (prisão no mínimo). 

Caros jovens, esqueçam as armas porque elas trazem mais problemas do que vantagens. Independentemente do que tenha acontecido com o Mr. Bow para ter de recorrer a arma de fogo contra o vizinho, uma coisa é certa: a perna que mais sofreu foi a perna do próprio Mr. Bow. A sua imagem pública está manchada, o seu glamor como menino humilde e do povo se desvaneceu. A arma do Mr. Bow matou a ele mesmo. 

O Mr. Bow ao usar a arma, acabou se suicidando profissionalmente. 

Quando andamos armados, os bandidos vem ter connosco para nos matar porque sabem que estamos armados, diferentemente da situação em que não estivéssemos armados, porque aí o bandido apenas nos levaria as jóias e os telemóveis, mantendo-nos vivos e prontos para recomeçar. 

A arma do Mr. Bow, matou o próprio Mr. Bow.

Sem comentários