DESPORTO MOÇAMBICANO DE LUTO. Faleceu Stélio Craveirinha



DESPORTO MOÇAMBICANO DE LUTO.

Faleceu Stélio Craveirinha

O integrante da delegação moçambicana que participou nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, marcados pelo boicote de 66 países membros do Comité Olímpico Internacional, liderados pelos Estados Unidos da América, como forma de protesto contra a invasão soviética do Afeganistão a 27 de Dezembro de 1979.

Stelio Craveirinha (born 3 March 1950) is a Mozambican athlete. He competed in the men's long jump at the 1980 Summer Olympics.

O nosso recordista nacional de atletismo por diversas vezes discordou de decisões tomadas pela Federação e pelo Comité Olímpico por considerar estarem a ser postas em prática opções erradas. Viu o seu nome colocado na barra do tribunal, no chamado “caso Elisa Cossa”, alegadamente por falsificação dum resultado. Tudo isso lhe custou caro. Foi (e continua a ser) apelidado de polémico, problemático e contestatário.

Como treinador trabalhou com vários atletas. Mas três delas merecem destaque: Tina Paulino, Argentina da Glória e Maria de Lurdes Mutola.

Stélio Craveirinha nasceu no dia 3 de Março de 1950.

Filho do saudoso poeta José Craveirinha que teve 3 filhos no total:
- Dos quais 2 filhos homens da "mamã" Maria: Stélio Newton (o mais velho) e o José (júnior - Zeca), filhos da esposa Maria de Lurdes filha de um pescador grego e de uma mulher moçambicana da ilha de Inhaca e uma filha com a dona Eulália Soverano – a filha Carla, filha do poeta com uma senhora de Quelimane radicada em Lourenço Marques. Todos nascidos na década de 1950.

Stélio e o seu irmão vivia em Maputo e a irmã em Espanha.

Stélio Craveirinha foi encaminhado à unidade sanitária sexta-feira, 11 de Setembro, dos serviços de urgências da Clínica Especial do Hospital Central de Maputo. Apresentava um quadro clínico grave de hipoglicemia, visto tratar-se de um paciente com diabetes.

Infelizmente...

Faleceu aos 70 anos de idade.

Editado; Jam Rock Surfpackers

Fontes / In:
- “Xipalapala” de João de Sousa.
- OC –

Sem comentários